Viajando pela Bíblia – Monte Sinai

Um dos locais mais marcantes das histórias bíblicas é o Monte Sinai, localizado na península de Sinai, no Egito e conhecido por ser o lugar onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei. Ele se encontra em um pico de granito de 2285 metros de altitude e faz parte de uma região considerada sagrada pelas religiões cristã, judaica e islâmica.

Acredita-se que o povo de hebreu acampou nas planícies do Monte Sinai e foi nessa região que Deus revelou os 10 Mandamentos para Moisés, estabelecendo a aliança do povo de Israel como uma nação. O povo de Israel viveu anos no deserto que cerca o monte, antes de continuar seu caminho em busca da Terra Prometida.

Desde então o Monte Sinai atrai milhares de peregrinos todos os anos, que buscam fortalecer a sua fé e se aproximar ainda mais de Deus. Além da bagagem histórica e sagrada, o Monte Sinai também proporciona paisagens belíssimas e contato com a natureza, com seus recifes de corais e desertos montanhosos.

O que fazer no Monte Sinai?

  • Trilha para ver o nascer do sol

Uma atividade quase obrigatória para quem vai visitar o Monte Sinai é a trilha até o topo do monte para ver o nascer do Sol. A trilha é composta por 6 km de subida leve, que pode ser feito a camelo ou a pé e mais 750 degraus até o topo que precisam ser percorridos andando. Ao final da trilha, você poderá apreciar uma paisagem deslumbrante despontando das montanhas e conhecer a Capela da Santíssima Trindade. A chegada ao topo do monte também pode ser feita pela escadaria conhecida como Caminho de Moisés, composta por uma escada de mais de 3 mil degraus, sendo uma caminhada que pode ser feita em tempo, mas mais difícil de ser realizada.

  • Monastério de Santa Catarina

O Monastério de Santa Catarina foi construído por volta do ano 530 d.C. por ordem do imperador bizantino Justiniano I para proteger a Capela da Sarça Ardente, que abriga até os dias de hoje o arbusto original citado por Moisés. O monastério é administrado por monges ortodoxo cristãos e conta com a segunda maior coleção de pinturas e pergaminhos do mundo, estando apenas depois do Vaticano.

Outras atividades para fazer na região:

  • Mergulho Parque Nacional Ras Mohammed a oeste de Sharm el Sheikh;
  • Snorkel no Recife do Farol em Dahab;
  • Safari no Deserto.

Se você tem interesse em conhecer ainda mais sobre a história que envolve o Monte Sinai, aproveite para ler sobre Pentateuco, como são chamados os 5 primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés, que narram a trajetória do povo hebreu pelo Monte Sinai. 

Por Roberta Souza
Redação IBAD