CONHEÇA 5 GRANDES MULHERES DA BÍBLIA

 

Hoje celebramos o nosso dia! Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, selecionamos 5 grandes mulheres, das milhares citadas na Bíblia, que fizeram diferença em sua época. Elas são um símbolo de fé a ser seguido e representam toda a força feminina que persiste diante a qualquer adversidade, principalmente em uma sociedade que ainda nos considera como o sexo frágil. 

Continue a leitura desse post e conheça um pouco sobre a história dessas incríveis mulheres:

 

1. Débora

Débora foi uma juíza e profetisa de Israel que liderou seu povo em uma guerra contra Sísera, comandante dos cananeus. Mesmo sendo uma juíza comum e sem filiação militar, ela foi capaz de resolver o problema da fragmentação de tribos de Israel e liderá-los em batalha, para que recuperassem sua fidelidade à obra do Senhor.

A juíza Débora se tornou muito respeitada na época e foi considerada a “mãe de Israel” (Jz 5:7), mantendo a paz entre o Povo de Israel por mais 40 anos.

 

2. Maria

Maria foi a mulher escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, o Salvador. Ela nasceu em Nazaré, na Galiléia e era noiva do carpinteiro José quando o anjo Gabriel veio ao seu encontro para lhe dizer que ela seria a mãe do Messias. Mesmo com a possibilidade de ser acusada de adultério pela sociedade da época, Maria aceitou com humildade a responsabilidade de conceber o filho de Deus (Lucas 1:35-37).

Ela foi uma mulher temente a Deus e esteve ao lado de Jesus até a crucificação. Mesmo que Maria soubesse da profecia da morte de seu filho, ela nunca perdeu sua fé e acompanhou seu filho em sua jornada.

 

3. Sara

Sara foi a principal esposa de Abraão e viveu sua vida ao lado do marido até sua morte com 127 anos. Ela acompanhou seu marido após Deus mandá-lo sair de sua terra natal e buscar seu caminho (Gn 12:12-20)

Deus prometeu a Abraão e Sara que eles teriam um filho, mas Sara era estéril. Sara nunca duvidou de sua fé em Deus e aos 90 anos, ela ficou grávida de seu marido e deu à luz a Isaque, se tornando a “mãe das nações”.

 

4. Miriã

Miriã foi a irmã de Moisés e Arão. Ela vigiou quando seu irmão Moisés foi colocado em um cesto de junto no rio por seus pais, para que não fosse morto pelos soldados do faraó. Quando Moisés foi encontrado pela filha do faraó e Miriã perguntou se poderia chamar uma ama hebreia para tomar conta dele. Assim que a filha do faraó concordou, ela trouxe a própria mãe para criar seu irmão.

Ela liderou as mulheres de Israel com música, dança e um poema de louvor, durante a travessia pelo Mar Vermelho e a libertação que Deus concedeu aos israelitas (Êx 15:20,21).

 

5. Ester

Ester é uma das mulheres mais conhecidas da Bíblia e possui um livro do Antigo Testamento em seu nome. Ela foi uma jovem órfã judia que viveu exilada na Pérsia e foi criada pelo seu primo Mardoqueu. Os textos bíblicos contam sobre sua beleza, bravura e lealdade com o Povo Judeu.

Após o rei Assuero destituir a Rainha Vasti do trono, ele convocou todas as jovens belas de seu reino para que pudesse escolher sua nova rainha. Ester estava entre uma dessas jovens e após 12 meses de preparação na corte, ela foi colocada na presença do rei e escolhida por ele para ser a nova rainha (Et 2:17).

Durante seu reinado, Ester descobriu sobre o plano de Hamã de destruir o Povo Judeu. Como na época era contra lei ir até o rei sem ser solicitada, ela convocou o povo judeu para jejuar durante 3 dias para que ela pudesse ir encontrar o rei.

Após os 3 dias, Ester foi até a casa do rei e que se alegrou por estar na presença da esposa. Ela então realizou um banquete, no qual desmascarou Hamã e conseguiu salvar seu povo.

Por Roberta Souza
Redação IBAD