COMO LER A BÍBLIA EM UM ANO

 

Todos sabemos que a Bíblia é uma fonte infinita de sabedoria, amor e fé. Em cada uma de suas palavras podemos ouvir a voz do próprio Pai e em suas páginas encontramos o verdadeiro significado da vida. Apenas por meio do estudo das Escrituras que podemos fortalecer nossa fé e nossa relação com Deus.

Mas não podemos negar que ela também pode ser um livro bastante intimidador, tanto pelo seu tamanho robusto, quanto pela sua linguagem mais formal. Isso faz com que muitas pessoas desistam da leitura, antes mesmo de começar e não se aventurarem além das passagens mais conhecidas entre os cristãos.

Pensando nesse desafio, elaboramos esse post com 5 dicas para te motivar a embarcar nessa jornada de leitura da Bíblia em um ano:

 

  • Ore e Medite sobre a Palavra

A leitura da Bíblia não deve ser feita da mesma forma de um livro secular ou de ficção. É preciso ler, interpretar e absorver o significado de cada passagem. Para isso, todos dias antes de iniciar sua leitura, faça uma oração e peça orientação de Deus para que Ele te auxilie a interpretar a essência do texto que você estiver lendo. 

  • Faça anotações

Para que você consiga realmente entender tudo o que está lendo, faça anotações! Separe um caderno ou bloco de anotações e esteja sempre com ele quando for fazer a leitura. Você pode anotar suas dúvidas, frases que chamaram sua atenção ou qual foi sua interpretação daquele capítulo ou versículo. Essas anotações podem te ajudar a realmente absorver e entender a mensagem por trás daquela passagem, e você pode usá-las como referência para estudos futuros. E se você quer aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre as Escrituras, faça a leitura da Bíblia juntamente com os livros do Curso Médio de Teologia do IBAD. Conheça mais sobre nossos cursos, acessando: https://www.ibad.com.br/medio/

  • Crie um cronograma de leitura 

Uma forma prática de se organizar durante a leitura é estabelecer metas e criar um cronograma de leitura. Você pode estabelecer uma quantidade de páginas a serem lidas por dia, dividindo a quantidade total de páginas da sua Bíblia pelos 365 dias de leitura. 

Por exemplo: se a sua Bíblia tem 1600 páginas, seria preciso ler 4,5 páginas todos os dias para concluir a leitura em um ano. O mesmo raciocínio pode ser usado para estabelecer a quantidade de capítulos que precisam ser lidos em um dia. Assim, você não se sentirá sobrecarregado e terá uma meta diária saudável e fácil de atingir.

Faça o Download do Cronograma de Leitura da Bíblia em 1 ano em pdf: https://drive.google.com/uc?export=download&id=0B8__7o0pukv4QWg4NVRZNDhGdVk

  • Participe ou crie um Clube de Leitura Bíblico

Chame seus familiares e amigos para fazerem essa leitura com você e compartilhe com eles essa experiência tão enriquecedora. Você pode criar um Clube de Leitura Bíblica estabelecendo metas de leituras semanais ou mensais , onde todos poderão discutir suas interpretações, em reuniões feitas de forma presencial ou virtual. Nessas reuniões, vocês podem trocar anotações, dúvidas e interpretações feitas por cada um. Com certeza, todos terão uma nova visão, aprenderão ainda mais sobre o conteúdo bíblico e terão um incentivo maior para concluir as metas de leitura de cada semana.

  • Escolha o formato que mais combina com você (ex: áudio/impresso/digital)

Não tenha medo de testar novos formatos! Nem sempre a leitura da Bíblia de forma impressa será a mais viável e fácil de adaptar a sua rotina. Então experimente novos jeitos de fazer a leitura, sendo em e-book ou audiolivro. Talvez você só consiga ler por alguns minutos no almoço ou no trajeto entre o trabalho e sua casa. Por isso aproveite essas novas tecnologias e leve a Bíblia para onde for. Assim, você sempre poderá encaixar a leitura dentro de sua rotina e se precisar pode até fazer suas anotações no celular. 

Dica extra!

Descubra a linguagem e tradução que você mais se identifica. Hoje em dia temos bíblias escritas em diversos padrões de linguagem e traduções, tornando muito mais fácil encontrar uma versão que combine com você. Se puder, leia uma amostra da Bíblia na livraria ou no site, antes de fazer sua compra e iniciar seu projeto de leitura.

Espero que essas dicas sejam um incentivo para iniciar essa leitura tão transformadora e se você quer aprender ainda mais sobre a Palavra de Deus, venha conhecer os Cursos Livres Médio e Avançado de Teologia à Distância do IBAD.

 

Deixe nos comentários se você irá fazer essa leitura em ou 2021 e qual dessas dicas você irá usar!

Por Roberta Souza
Redação IBAD