Sobre o IBAD

O IBAD – É uma instituição cristã de ensino teológico fundada em 1958 pelo casal de missionários João Kolenda Lemos e Ruth Doris Lemos. Seu objetivo é proporcionar aos jovens vocacionados a oportunidade de se preparar para melhor servir ao Senhor Jesus.

50000
Formação de obreiros atuantes no ministério no Brasil e exterior
60
Anos de Tradição
1000
Núcleos espalhados pelo Brasil e no Mundo

Nos Primeiros Anos

No primeiro ano letivo, o IBAD funcionou em uma casa alugada com oito alunos. Desde então, foi progressivamente crescendo e tornando-se uma referência no ensino teológico. Nessas cinco décadas, muitas conquistas foram alcançadas:

  1. aquisição da sede própria;
  2. construção dos alojamentos masculino e feminino;
  3. salas de aulas e um prédio residencial para os alunos casados;

Em 2006

Em 2006, mediante solicitações, e levando em conta as necessidades Educacionais das igrejas evangélicas, o IBAD lançou o Curso de Teologia a Distância, apresentado em duas fases:

  1. nível Médio;
  2. nível Avançado.

Esse curso está superando todas as expectativas, oferecendo ao público evangélico no Brasil e exterior uma opção de estudo, baseado na qualidade e excelência que o IBAD tem adquirido neste meio século de existência.

Atualmente

Atualmente, como resultado da sua trajetória, o IBAD conta com mais de cinco mil alunos formados, exercendo diferentes funções como:

  1. pastores;
  2. missionários;
  3. escritores;
  4. editores;
  5. conferencistas, e outros.

Os estudantes

O Texto-áureo do Instituto Bíblico de referência para os estudantes da Palavra de Deus, se encontra em II Timóteo 2.15, e diz o seguinte:

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

Por isso, os estudantes do IBAD que tomam este texto em seus corações, se tornam obreiros aprovados, e estão prontos para manejar bem a Palavra da Verdade.

Os fundadores do IBAD

Os fundadores do IBAD

O Instituto Bíblico foi fundado pelo casal de missionários, João Kolenda e Ruth Dóris Lemos. O Pastor João Kolenda é natural do estado do Rio Grande do Sul e a Missionária Ruth Dóris, de Wisconsin, Estados Unidos.

Eles se conheceram durante as férias de verão de 1948 quando o Pr. Kolenda cursava o seminário de teologia das Assembleias de Deus em Springfield – Estado de Missouri – Estado Unidos. Após buscarem a vontade de Deus para as suas vidas se casaram no mês de outubro de 1950.

Em 1951 vieram para o Brasil como missionários e trabalharam com a igreja de São Cristóvão na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Entre as muitas atividades que exerciam na casa de Deus, eles atuaram em programas de rádio com o Missionário Lawrence Olson e na Casa Publicadora das Assembleias de Deus – CPAD auxiliando na produção de material da Escola Dominical. Durante boa parte da década de 50 o casal buscou ao Senhor quanto ao tempo em que deveriam fundar o Instituto Bíblico.

Depois de muita oração, o Senhor apontou o Vale do Paraíba, mas precisamente a cidade de Pindamonhangaba, SP para a concretização deste sonho que Deus havia plantado no coração desse casal, o Instituto Bíblico– IBAD. Desde a sua fundação o Pastor Kolenda e a Missionária Ruth Doris tem lecionado ininterruptamente ao longo desses 58 anos.

“Não existe coincidência, existe providência divina.”

João Kolenda

Os diretores do IBAD

Os diretores do IBAD

O Pastor Mark Lemos e a Missionária Helba Lemos assumiram a direção do IBAD em dezembro de 1995. Anteriormente o casal já atuava como colaboradores na Instituição.

Pastor Mark é natural da Califórnia, USA, e filho do Casal de missionários Pr. João Kolenda e Ruth Doris Lemos. Veio para o Brasil com 1 ano de idade e tem passado a maior parte de sua vida neste país.

A missionária Helba é natural da cidade do Rio de Janeiro e filha do Pastor Heldir e Srª Marlene Galvão. Ambos já sentiam a chamada de Deus desde a sua adolescência.

O casal deu continuidade a seus estudos; Pastor Mark, Psicologia e Missª Helba, Comunicação Social.

Conheceram-se no início da década de 70, quando Helba cursou o Instituto Bíblico em Pindamonhangaba. Casaram-se em 1978 e dessa união nasceram dois filhos: Jonathan Mark Lemos e Julie Ann, casada com o pastor Chad Allred. Ambos residem nos Estados Unidos.