A HISTÓRIA DE RUTH DÓRIS LEMOS

O IBAD, em suas mais de 6 décadas de existência, sempre teve e contou com a ajuda, contribuições e orações de mulheres importantes que o fizeram mais forte. Dentre elas, não devemos esquecer da nossa Fundadora, missionária Ruth Dóris Lemos. Nascida em 1925, em Wisconsin, nos Estados Unidos, sempre se dedicou à vida teológica.

Formada em música, pedagogia e teologia pelo Instituto Bíblico dos Grandes Lagos, em Illinois, nos Estados Unidos, trabalhou como professora universitária de inglês e na área de literatura infantil. Atuou também como jornalista profissional, compositora, pianista, regente de corais, missionária, pastora ordenada pela Assembleia de Deus dos Estados Unidos, escritora de revistas bíblicas entre outras funções.

Em 1950, conheceu o pastor João Kolenda Lemos quando ele, natural do Rio Grande do Sul, foi enviado ao seminário de teologia das Assembleias de Deus em Springfield, nos Estados Unidos e foi lá que os dois se casaram.

 

Quando voltaram ao Brasil, deram continuidade à sua jornada teológica e, em 1958, fundaram o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus, o IBAD, em Pindamonhangaba.

Dóris abriu mão do título de pastora, para junto ao seu esposo, ministrar no Brasil, em meio ao machismo e preconceito da época, e pastoreando e mentoreando milhares de pessoas, por muitos anos.   

 

A missionária faleceu em 23 de outubro de 2009, mas sua história e contribuições vivem até hoje, através de ensinamentos.

 

“Irmã Dóris”, como os alunos carinhosamente a chamavam, é também autora dos livros Missiologia, Hermenêutica e Evidência Cristã do nosso curso médio de teologia.