12 motivos para você estudar Teologia

O estudo mais aprofundado da Bíblia vem crescendo cada vez mais entre os cristãos e despertando também o interesse das pessoas que querem aprender mais sobre religião. A Teologia surgiu como uma ciência que ensina e explica as nuances das Sagradas Escrituras e tem embasamento filosófico e histórico para respaldar as práticas cristãs.

Ainda assim, muitos se perguntam: “porque eu vou ficar horas estudando Teologia, se eu posso simplesmente ler a Bíblia? ”. E é aí que as pessoas se equivocam e neste post vou te dar 12 motivos para começar a estudar teologia agora:

1 – A teologia vai muito além da Bíblia

Desde pequenos, nós somos incentivados a aprender cada vez mais sobre assuntos que gostamos. Se queremos ser médicos, precisamos aprender sobre ciência; se sonhamos em ser engenheiros, temos que decifrar a matemática e se queremos ser porta-vozes da Palavra do Senhor, temos que estudar mais a ciência que a explica.

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. João 8:32

Apenas estudando, é possível abrir o olhar sobre os segredos escondidos dentro da Bíblia e compreende-la de forma mais clara. Muitas vezes o que afasta uma pessoa dos estudos bíblicos é a dificuldade na compreensão na linguagem usada nos textos antigos, dessa forma o estudo teológico clareia o caminho e facilita no entendimento do antigo e novo testamento.

2 – Porque explica a ciência que existe em Deus

Muitos acreditam que a ciência e a religião são as duas extremidades de um espectro, mas existe um ponto no meio desses dois assuntos que é a teologia.  O cristianismo e a ciência têm atrito a séculos, mas hoje existe este campo em comum que é o estudo da ciência de Deus. Por meios de estudos históricos, a teologia dá provas dos eventos bíblicos ao longo da História e usa técnicas filosóficas para explicar as particularidades do Divino.

3 – Um pastor com conhecimento teológico é um pregador melhor

Alguns cristãos tem a visão de que um bom obreiro é aquele que é ”inspirador”, que sente as palavras de Deus na celebração e assim guia comunidade no caminho de Jesus. Mas sem o conhecimento aprofundado da teologia a mensagem pode ser passada de forma errada e a Palavra do Senhor ser distorcida e mal interpretada.

4 – Porque fortalece o casamento

Uma das vantagens de se estudar teologia é que o estudo pode ser feito com o seu marido ou esposa e em conjunto fortalecer a relação dos dois. O estudo se torna um novo ponto de diálogo e juntos o casal tenta progredir junto. Além de melhor sua relação com Deus, ajuda na sua relação diária em seu casamento.

 

5 – Se tornar um especialista na área de Teologia.

6 – Ter um amplo leque cultural, inclusive com o conhecimento básico de línguas como grego e hebraico.

7 – Conseguir de defender sua crença de forma argumentativa.

8 – Ajuda a entender o ser humano contemporâneo.

9 – Ensina os fatos históricos que aconteceram nas histórias da Bíblia.

 

10 – Uma comunidade que estuda unida permanece unida

Algumas pessoas têm dificuldade em estudar sozinhas e se sentem melhor quando estão rodeadas por amigos que as ajudam a tirar dúvidas e as incentivam a perseverar. Por isso estudar teologia dentro de um núcleo pode melhorar o seu aprendizado e conectar ainda mais você e a comunidade de sua igreja.

11 – Vai além do pastor/padre

Se engana quem pensa que só é possível trabalhar como padre ou pastor quando se estuda teologia. Na verdade, esse é um ramo tão amplo quanto qualquer outro. Pessoas formadas em teologia podem se tornar escritores, editores, professores de religião, capelães, pesquisadores ou líderes de projeto sociais. Além de poderem ser consultores para veículos de mídia, como TV, jornais e revistas, voltados para religião.

12 – Cria tolerância entre crenças

Quando se tem uma visão mais ampla e crítica sobre a religião, é possível ter discussões e troca de experiências com pessoas de diferentes crenças. Isso cria uma corrente de tolerância e uma comunidade integrada e ecumênica.

Você ficou interessado em estudar teologia? Venha conhecer os cursos livres do IBAD à distância e se aprofundar ainda mais nos ensinamentos da Bíblia.

Por Roberta Souza
Redação IBAD